A Prefeitura de São Lourenço da Mata, em parceria com o Ministério da Família, Mulher e Direitos Humanos; Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas (CODAI) e Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), está ofertando 350 vagas para cursos profissionalizantes. As vagas são destinadas a mulheres em situação de vulnerabilidade social, vítimas de violência doméstica, desempregas, ou que são mães e chefes de família. Para se candidatar é preciso ser maior de 18 anos e comprovar residência fixa em São Lourenço da Mata.
Ao todo, cinco cursos estão sendo ofertados, são eles: empreendedorismo e mídias sociais, gerenciamento de resíduos, hospitalidade em unidades de saúde, limpeza e higiene hospitalar, e produção de alimentos saudáveis. Cada curso tem 70 vagas disponíveis. As candidatas devem escolher apenas uma opção. As inscrições vão até o dia 30 de abril e podem ser feitas pelo link
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdT2XkpIqDyYkUz6cpqxbuOM9Xy3osEtIUtl-VCnXqH8tCLJA/viewform. Além disso, as inscrições também podem ser realizadas presencialmente na sede da Diretoria da Mulher, que fica na Rua Tito Pereira, ou no Centro Social Urbano (CSU). A lista de classificadas será divulgada no dia 10 de maio, no site da UFRPE.
A iniciativa faz parte do programa “Qualificar para Empreender” que visa a capacitação, qualificação, formalização e aperfeiçoamento profissional de mulheres em situação de vulnerabilidade econômica e social. As classificadas receberão uma bolsa auxilio no valor de R$100, em parcela única, para fins de custeio com os eventos presenciais até o final do curso. Para receber o benefício é necessário ter conta corrente individual ou poupança na Caixa Econômica Federal. A capacitação terá carga horária de 40h e será efetuada de forma híbrida, sendo 80% online e 20% presencial. Ao final do curso, as participantes receberão um certificado de conclusão.