O prefeito Vinícius Labanca assinou na última terça-feira (6), o decreto municipal nº036/2021 que determina a realocação na fila de imunização contra a Covid-19 para quem recusar receber as doses da vacina por conta da marca da fabricante do imunizante. O documento estipula “a perda direito à ordem cronológica de vacinação, com relocação na fila de imunização somente depois de concluída a vacinação de todo público adulto do município”.
De acordo com o chefe do Executivo, a medida tem o intuito de evitar que a logística de vacinação seja afetada devido a desistência do público que se dirige aos pontos fixos de imunização da cidade e recusa a vacina disponível por decorrência da marca da fabricante do imunizante. “Todas as vacinas disponíveis nos locais de imunização de São Lourenço da Mata são eficazes contra a Covid-19. Por isso, não é necessário escolher qual vacina tomar. O importante é ter o imunizante aplicado no seu braço. Estamos tomando uma medida firme para evitar a desistência das pessoas e acelerar a cobertura vacinal dos nossos munícipes. A solução para vencer a pandemia é a vacinação em massa. Vacinem-se!”, enfatizou Labanca.
Ainda segundo o decreto, o Plano Municipal de Imunização de São Lourenço da Mata pode ser afetado “pelo agendamento contínuo de pessoas que se recusam a receber determinados imunizantes, causando severo prejuízo à imunização da população e ao combate sistêmico da Covid-19, representando afronta à segurança sanitária”.